site%20bilbaoNo dia 19 de Novembro, a presidente da APEP – Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo, Isabel Amaral, foi a segunda oradora no X Congresso Internacional de Protocolo, que decorreu  em Bilbau, Espanha.

A apresentação tinha como objectivo responder à seguinte pergunta:«As grandes cerimónias de Estado são consequentes com a imagem interna e externa que se pretende projectar em cada época?».

Através de dez perguntas e a análise de várias cerimónias – desde a sociedade de corte de Luís XIV e a coroação de Napoleão retratada por David, passando pelo Congresso de Viena, a assinatura do Tratado de Lisboa e, chegando a 2009, com a posse do Presidente Obama e a comemoração dos 60 anos da República Popular da China, Isabel Amaral fez uma reflexão sobre a importância do protocolo nas cerimónias estatais para a projecção de uma imagem consequente com os tempos actuais.

No final a presidente da APEP – Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo foi vivamente aplaudida e felicitada pelo alto nível da investigação envolvida e, sobretudo, pela forma inovadora como fez esta intervenção usando as mais modernas tecnologias para potenciar a apresentação deste tema.

Este Congresso, organizado pela Asociacion Española de Protocolo, a Organizacion Internacional de Ceremonial y Protocolo, a Escuela Internacional de Protocolo e o Ayuntamento de Bilbao,encerrou com a intervenção do chefe de protocolo da República Popular da China e do Vice-chefe de protocolo da Casa Branca.

#

Deixe uma resposta