Isabel Amaral
Presidente da Direção

Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa (ISCSP) é Presidente da Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo desde 2005 e Investigadora do Instituto do Oriente (ISCSP-Universidade de Lisboa), desde 2013.

Como formadora de protocolo, imagem e comunicação intercultural, assegurou a organização e monitoria de diversos cursos e “coachings” em Portugal, Angola, Bélgica, Cabo Verde, Espanha, Namíbia, Países Baixos e República Popular da China.

Como oradora proferiu conferências e palestras em Portugal, Argentina, Bélgica, Brasil, Espanha, Hungria, Itália, Países Baixos, Reino Unido e República Popular da China.

Autora dos livros “Imagem e Sucesso” e “Imagem e Internacionalização” (Editorial Verbo) e co-autora da “Enciclopédia de Relações Internacionais” (D. Quixote), do livro “Cerimonial para cerimonialistas” (CNCP- Brasil) e do livro “Protocol to Manage Relationships Today” (Protocolbureau – Amesterdam University Press).

Especialista e consultora em Protocolo, Imagem Corporativa e Comunicação Intercultural.

Colaboradora de diversas publicações nacionais e internacionais.

Recebeu a Medalha de Mérito em Protocolo, concedida pela AEP – Asociación Española de Protocolo, em Madrid, e foi distinguida, em São Paulo, pelo Comitê Nacional de Cerimonial Público do Brasil e, em Pequim, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China.

Isabel Névoa Tavares
Vice-Presidente da Direção

Mestranda em Comunicação Organizacional, licenciada em Assessoria de Administração pelo Instituto Superior de Línguas e Administração (Lisboa), tem uma Pós-graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos e o Curso de Formação Avançada em Revisão e Edição de Texto, da Universidade Católica Portuguesa.

Colaboradora da AEIPU – Associación para el estúdio y la investigation del protocolo universitário (Espanha), é organizadora de congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais, prestando também assessoria a diversos eventos; formadora e palestrante em congressos de protocolo e organização de eventos em Portugal e Espanha; colaborou com a Reitoria da Universidade de Lisboa na área de consultoria e estudo do Protocolo Universitário, organização de cerimónias universitárias, precedências e protocolo de sala. Colabora na revisão de editoriais, discursos e textos de carácter científico e desportivo.

Angélica Jorge
Vogal da Direcção

Licenciada em História com pós-graduação em Ciências Documentais e em Protocolo, Organização de Eventos e Marketing. Foi responsável pelo Gabinete de Informação e Relações Públicas e chefe das Divisões do Centro de Documentação e da Direção de Serviços de Comunicação e Relações Públicas do  Ministério da Economia.

Foi diretora dos Serviços de Documentação e Relações Públicas da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna. Foi ainda gestora de projetos na área de arquivo e de relações públicas, e formadora na área de documentação e informação em organismos da Administração Pública.

Faz voluntariado na associação Coração Amarelo, sendo Coordenadora dos voluntários.

Fernando Braz de Oliveira
Vogal da Direcção

Comandante da Marinha Portuguesa, presentemente na situação de reserva com o posto de Capitão-de-mar-e-guerra.

Licenciado pela Escola Naval em Ciências Militares Navais, e pós doutorado pela Universidade Lusíada, tendo-se especializado em Comunicação Estratégica.

Exerce actividade docente nas áreas de Comunicação de eventos, Comunicação estratégica e gestão de crises, e é palestrante convidado em diversos fóruns nacionais e internacionais também nas áreas de desenvolvimento sustentado da economia do Mar.

Foi assessor militar do Ministro de Estado, da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, porta-voz do Ministério da Defesa Nacional, assessor do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Porta-voz e chefe do serviço de informações e relações Publicas da Marinha, e ainda em Bruxelas no comando da NATO, foi conselheiro militar de Marinha do Embaixador de Portugal junto da NATO, com a responsabilidade de representar Portugal nos Comités de Diplomacia Pública, de Gestão de Crises, de Comando e Controlo, e de Controlo do Orçamento Civil.

É Consultor sénior da empresa Fbo-Sharing.

Francisco Toscano
Vogal da Direcção

Francisco Toscano tem formação em gestão, licenciatura em gestão autárquica, sendo pós-graduado em gestão estratégica e especializado em Protocolo Oficial e Empresarial, possuindo um mestrado internacional em Protocolo, Relações Institucionais e Organização de Eventos.

Com 40 anos de experiência como quadro superior de empresas nacionais, internacionais e da administração pública, empresário, consultor, formador, autarca, organizador de eventos e media relations, é coordenador de Relações Institucionais, Conferencistas e Protocolo do Portugal Air Summit, uma das maiores cimeiras aeronáuticas da europa que se realiza, desde há cinco anos, em Ponte de Sor.

#