José Manuel Araújo, Secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal, é orador nas XVIII Jornadas Internacionais de Protocolo que terão lugar em Lisboa, no dia 7 de novembro de 2023, com o tema “Protocolo desportivo – 3/2/1 ou 1/2/3?”.
O Protocolo Desportivo tem, como todos os outros, as suas peculiaridades, que passam por temas como as bandeiras, os hinos, os trajes, as apresentações e as cerimónias de entrega de medalhas.
Como representantes de um país, os atletas e as organizações exigem o tratamento protocolar adequado, mas têm de aceitar e cumprir as regras internacionais desportivas, que são muitas vezes exigentes.
Uma viagem pelo protocolo desportivo é uma viagem pelo desporto mundial, área de grande exposição mediática, não faltando exemplos de “gaffes” e erros, que o profissionalismo das organizações desportivas tem procurado reduzir.
Licenciado em Direito, pós-graduado em Estudos Europeus pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Funcionário parlamentar desde 1991, exerceu vários cargos dirigentes na Assembleia da República, como Secretário Geral Adjunto (2012-2020), Diretor de Relações Internacionais e Protocolo (2004-2012) e Chefe da Divisão de Edições (2000-2002).
Atualmente é Diretor de Informação e Cultura (desde 2020).
No seu curriculum desportivo foi Presidente da Assembleia Geral da Federação de Ginástica de Portugal (2004-2012) e eleito Secretário Geral do Comité Olímpico de Portugal, cargo que ocupa desde 2013.
Em termos internacionais parlamentares, foi membro da Direção e Vice-Presidente da Associação dos Secretários Gerais dos Parlamentos (2015-2021) e em termos desportivos foi eleito Membro da Comissão Executiva dos Comités Olímpicos Europeus, cargo que exerce desde 2021, tendo ainda sido designado Presidente da Comissão União Europeia e Relações Internacionais da mesma organização.
As XVIII Jornadas Internacionais de Protocolo terão lugar dia 7 de novembro, no Auditório da CGD — ISEG, em Lisboa, entre as 10h00 e as 18h00.
Saiba mais:
programa e oradores
inscrições