Jorge Barradas

Jorge Barradas, Tenente-Coronel GNR, Coordenador da equipa de Segurança e Proteção Civil das JMJ 2023 e Chefe de Gabinete do Comandante-Geral da GNR,  é orador nas XVIII Jornadas Internacionais de Protocolo que terão lugar em Lisboa, no dia 7 de novembro de 2023, com o tema ““Protocolo e segurança – JMJ 2023” .

Na apresentação em apreço, pretende-se um enquadramento inicial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no âmbito da segurança de grandes eventos, em geral e dos seus antecedentes. De seguida, será estabelecida a ligação às questões de segurança associadas à componente protocolar, nomeadamente, pela identificação dos diferentes públicos-alvo e medidas associadas. Será desenvolvida com maior pormenor, a disposição física dos recintos (Colina do Encontro – Parque Eduardo VII e Campo da Graça – Parque Tejo, Parque das Nações/Loures) e os desafios da segurança, no âmbito do protocolo dos diferentes eventos. Terminará com algumas reflexões finais e um espaço para questões.


Jorge Manuel Lobato Barradas é Tenente-coronel na Guarda Nacional Republicana (GNR). Ingressou na Academia Militar em 1994, formação superior que terminou em 2000, na área das Ciências Militares – GNR. 

Ao longo da sua carreira desempenhou várias funções de Comando de Subunidades operacionais, na componente de Manutenção e Restabelecimento de Ordem Pública e funções de Estado-Maior e assessoria, na Unidade de Intervenção e no Comando-Geral. É atualmente Chefe de Gabinete do Comandante-Geral da GNR.

Em termos internacionais, participou em quatro Forças Nacionais Destacadas: 3 em Timor-leste, sob a égide da Organização das Nações Unidas (2001; 2006/07 e 2012) e na Bósnia Herzegovina, em 2008/09, ao serviço da União Europeia, como Comandante da Companhia Multinacional da Integrated Police Unit (IPU). 

Liderou a equipa de Segurança e Proteção Civil do Comité Organizador Local (COL), da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

É Mestre em Ciências Militares (Academia Militar) e possui 4 pós-graduações (Criminologia/Lusíada; Direito e Segurança/Nova; Ciências Militares e Policiais/IUM e Segurança e Defesa/IUM. É Auditor do Curso de Gestão Civil de Crises (IDN), possuindo diversas formações internacionais na componente de manutenção da paz.

Integra grupos internacionais de especialistas e tem sido conferencista em diversos países, sendo co-autor de livros de especialidade, publicados em Portugal, no Brasil e no Reino Unido.


As XVIII Jornadas Internacionais de Protocolo terão lugar dia 7 de novembro, no Auditório da CGD — ISEG, em Lisboa, entre as 10h00 e as 18h00.

Saiba mais:
programa e oradores
inscrições

#