A importância da Segurança na organização de eventos
Face ao aumento exponencial do número de acções terroristas nos últimos anos, a questão da segurança em eventos tem-se tornado premente e objecto de análises e planificações cuidadas. Isto é tão mais verdade quanto se fale de eventos que congregam um elevado número de participantes ou naqueles em que se agrupam personalidades que, pelas funções que desempenham na vida pública nacional ou pelos cargos que ocupam no estrangeiro, se tornam alvos preferenciais de ataques terroristas.
Um dos momentos mais interessantes das II Jornadas Internacionais de Protocolo que, como é sabido, se realizarão no próximo dia 19 de Novembro no auditório da Fundação Portuguesa das Comunicações, será, pelo que fica exposto e com toda a certeza, o painel sobre Segurança, comunicação e gestão dos eventos.
Neste painel intervirão Jorge Salvati (com uma prelecção subordinada ao tema O factor “Segurança” na organização de eventos), José Pimentel Furtado (que dissertará sobre Segurança, Relações Públicas e Protocolo – a importância da interligação entre estes universos), Pedro Rodrigues (que abordará o tema A complexidade crescente dos eventos empresariais) e Joaquim Caetano (que se debruçará sobre A gestão de crise em eventos).
O Coronel Jorge Salvati é Presidente da Asociación de Profesionales del Ceremonial de la República Argentina e vice-Presidente da Organización Internacional de Ceremonial y Protocolo.
Licenciado em Ciências Militares, o Coronel José Pimentel Furtado sempre se dedicou, ao longo da sua vida profissional, aos problemas da segurança e da gestão de crises; actualmente, exerce consultoria e dá formação nestas áreas.
Pedro Rodrigues tem formação académica em Marketing e Publicidade e é coordenador de eventos na Desafio Global.
Joaquim Caetano é licenciado em Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto Superior de Novas Profissões e tem um mestrado em Comunicação Educacional Multimédia; actualmente, exerce a sua actividade profissional principal na Direcção de Marketing e de Novos Canais do Montepio Geral.