budapeste%20siteA majestosa cidade de Budapeste acolheu nos dias 18,19 e 21 de Novembro o XI Congresso Internacional de Protocolo.

 

 

ia%20siteForam dias de intensa reflexão, com conferências de grande nível, como a que encerrou o congresso feita pelo fundador do Museu da Bandeira, Lazlo Balogh ou a palestra sobre o protocolo oficial e diplomático na China feita pelo Conselheiro Jian Fan, do Departamento de Protocolo do Ministério de Negócios Estrangeiros da China.

jsl%20e%20ia%20site1A delegação portuguesa brilhou a grande altura fazendo intervenções de alto nível, que foram vivamente aplaudidas pela assistência: Isabel Amaral, presidente da APEP-Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo, falou sobre «Protocolo em 4 continentes», o ministro Conselheiro Jorge Silva Lopes, da Embaixada de Portugual em Haia, falou sobre «Diversas experiências na organização de cimeiras europeias em Portugal em 2007», e Inês Blu Rodrigues falou sobre «Cruzamento de culturas no protocolo:um olhar sobre o futuro».

A Presidente da APEP foi ainda convidada para presidir a várias mesas e apresentar diversos oradores.No final de cada uma destas intervenções a assistência colocou inúmeras questões, manifestando grande interesse pelos temas apresentados.

plateia%20siteAlém deste três oradores nacionais, estiveram presentes no Congresso a vice presidente  da APEP-Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo, Margarida Araújo, e o nosso associado Coronel Adriano Firmino.

Dos oradores que estiveram em Lisboa nas V JIP, destacamos a brilhante intervenção da Professora Maria Teresa Otero com o tema «Da Europa das nações à multiculturalidade:protocolo e imagem estatal».

parlamento%20siteO programa social do congresso também foi excelente. No final do primeiro dia houve um espectáculo no Parque equestre de Lázar, seguido de um jantar típico húngaro com actuação de um rancho folclórico. No dia 19, realizou-se o jantar de gala no Parlamento húngaro, onde os congressistas puderam visitar diversos espaços incluindo o hemiciclo e assistir, no final do jantar ,a um recital de canções de todo o mundo nas magnificas escadarias daquele imponente edifício que é o ex-libris de Budapeste.

Felicitamos, por isso. os organizadores do Congresso destacando especialmente Csilla Felfoldy, que foi incansável no apoio aos congressistas e fundamental para o bom andamento dos trabalhos.

#

Deixe uma resposta