A seguir ao almoço, os trabalhos das IV JIP da APEP – Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo prosseguem com um painel que debaterá o tema “Evolução do ensino profissional e superior de Protocolo no mundo”, com a participação de alguns professores universitários de várias nacionalidades.

Este grupo é encabeçado pela presidente da OICP – Organização Internacional de Cerimonial e Protocolo, Prof. Doutora Maria Teresa Otero. Doutora em “Ciências da Comunicação Audiovisual, Publicidade e Literatura” pela Universidade de Sevilha, na qual já se licenciara em História, possui também um Master em “Direcção de Empresas” pela Câmara Oficial de Comércio, Indústria e Navegação de Sevilha. É Professora Titular na Faculdade de Comunicação e Directora do “Master en Dirección de Relaciones Públicas y Protocolo” dessa Universidade, além de Professora na Universidade “Operta de Catalunã” e “Universitat Rey Juan Carlos”.

f3bdc9d809dcf531f354622a7b485917Do seu curriculum impressionante destacamos a sua actividade profissional como Chefe de Protocolo da Junta da Andaluzia, Chefe de Gabinete do Delegado de Governo na Andaluzia e Directora na “Expo 92”. Coordenou mais de 500 campanhas e eventos para organismos públicos e privados, espanhóis e estrangeiros. Na actividade associativa, para além da Presidência da OICP e da ARPPA-Asociación Universitária de Relaciones Públicas y Protocolo de Andalucía. é igualmente Secretária Geral da AIRP – Asociación de Investigadores en Relaciones Públicas e membro da Direcção da Junta Directiva da CEA – Confederación de Empresarios de Andalucía.

 

 

 

5487bc94dbce93aec079b07796a7f4f7Glória Campos é outro nome incontornável quando falamos de ensino superior de protocolo. Licenciada em Ciências da Informação, pela Universidade Complutense de Madrid e detentora de três Máster em Gestão de Empresas Consultoras de Protocolo, em Gestão e Organização de Eventos, Protocolo, Cerimonial e Relações Institucionais e em Gestão de Gabinetes Institucionais.

Além de coordenar os cursos de pós-graduação da Universidade Camilo José Cela, onde está sediado o ISPE, e de ser docente de programas de pós-graduação e estudos superiores universitários em várias universidades, é ainda consultora e assessora em organização de eventos e protocolo.

É também Directora Adjunta da Revista Internacional de Protocolo, editada em Espanha, conferencista habitual nos Congressos Internacionais de Protocolo, investigadora e autora de vários livros, com particular destaque para a obra “La Producción de eventos “La puesta en escena del protocolo”(A encenação do protocolo).

108a0d378a7198c7d92d28f54c8bef7cMaria Esther Regueiro é outra das ilustres participantes neste painel sobre ensino superior. Licenciada em “Ciências Económicas e Empresariais” pela Universidade de Santiago de Compostela e exerce funções de Directora Adjunta da “Universidad Internacional Menendez Pelayo” na Galiza, Espanha.
Ao longo do seu percurso profissional deteve cargos em inúmeras instituições públicas e privadas sendo de destacar as funções que exerceu como Directora e Chefe de Protocolo e Relações Públicas da Presidência da Galiza.

É conferencista em Espanha e na América Latina, tendo sido oradora nas III JIP em Lisboa e integra o Comité Cientifico da Universidade Camilo José Cela em Madrid. Colabora na organização de diversos eventos realizados pela Comunidade Autónoma da Galiza.

 

 

7d1dcb533f62a4070613dcdc6bc37174Representando o Brasil neste painel, temos pela primeira vez como oradora, apesar de já ter participado noutras edições das JIP,a nossa associada Edvalda Bonfim. Licenciada em História com especialização em Administração e Organização de Eventos Públicos e Privados e em Educação a Distância foi docente na Pós-graduação em Cerimonial, Protocolo, Etiqueta e Eventos Institucionais promovida pela UNINOVE e pelo CNCP – Comité Nacional de Cerimonial e Protocolo. Edvalda Bonfim é assessora da vice presidência do Comité Nacional de Cerimonial e Protocolo do Brasil, tendo presidido e sido responsável pela organização do XVI Congresso Nacional de Cerimonial e Protocolo, em 2009, em Salvador da Baía, Brasil.

4e0156335b46970664ba7e727cfe5df2A nossa Presidente, Isabel Amaral, fará uma intervenção sobre a as perspectivas e evolução do ensino superior de protocolo em Portugal, baseada na sua trajectória profissional.

Licenciada em Relações Internacionais (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade Técnica de Lisboa), Isabel Amaral é docente em licenciaturas, pós-graduações e mestrados em diversas Universidades em Portugal, Espanha e Brasil, sendo Formadora e consultora de instituições públicas e empresas privadas em Portugal, Angola, Espanha, Bélgica, Brasil, China, e Cabo Verde. É autora dos livros Imagem e Sucesso e Imagem e Internacionalização (Editorial Verbo).

e88da52d97f35773004b8209a6cba984A nossa associada Isabel Névoa Tavares será a moderadora do painel que debaterá o tema “Evolução do ensino profissional e superior de Protocolo no mundo”. É Consultora de Protocolo e Organizadora de Eventos, pós-graduada em “Imagem, Protocolo e Organização de Eventos” pelo ISLA, com o curso de “Revisão e Edição de Texto” da Universidade Católica Portuguesa e a licenciatura em “Assessoria de Administração”, também pelo ISLA.

Colabora com a Reitoria da Universidade de Lisboa na área de consultoria e estudo do Protocolo Universitário, bem como na organização de cerimónias universitárias. É membro da APEP e  da Associación para el Estúdio y la Investigation del Protocolo Universitário”.

#

Deixe um comentário