e074bb8fa9f277ab66e6df0eb2eab4b5Realizou-se de 28 a 30 de Maio o VI Encontro Hispano-Luso de Protocolo Universitário simultaneamente com o XIV Encontro de Responsáveis de Protocolo e Relações Institucionais das Universidades Espanholas, evento organizado pela Asociacion para el Estudio y la Investigación de Protocolo Universitário, em parceria entre a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade Católica Portuguesa, na Reitoria da Universidade Nova, em Lisboa.

O programa muito diversificado, sob o tema “Tradição e Modernidade no Protocolo e na Comunicação Institucional”, integrou apresentações realizadas por oradores portugueses e espanhóis. A APOREP esteve representada pela sua Presidente, Isabel Amaral, e por dois membros da Direcção, Cristina Fernandes e Isabel Névoa Tavares, bem como pelo Presidente do Conselho Fiscal, Embaixador Manuel Côrte-Real, tendo todos sido oradores em diferentes painéis e as suas intervenções muito aplaudidas no final..

Após a sessão solene de abertura, Isabel Amaral proferiu a conferência inaugural, com uma apresentação intitulada “Tradição e modernidade do Protocolo em Portugal”, em que traçou a história do protocolo em Portugal desde o antigo regime até á actualidade.

O Embaixador Manuel Côrte-Real realizou uma apresentação intitulada “Uma cerimónia tradicional e inovadora: a assinatura do Tratado de Lisboa” no I Painel no dia 28,em que também interveio Isabel Névoa falando sobre “Protocolo – unidade e diversidade”. No dia seguinte, Cristina Fernandes falou sobre “A função do Protocolo na comunicação institucional” no Terceiro Painel.

Merecem igualmente destaque as apresentações da Prof. Doutora Luísa Leal de Faria, da Universidade Católica Portuguesa (O Protocolo no romance académico: a visão dos escritores sobre os rituais universitários) e a da Drª Maria do Carmo Rosa, da Câmara Municipal de Lisboa (Protocolo na organização dos casamentos de Santo António), ambas tendo já sido, também, oradoras nas últimas Jornadas Internacionais de Protocolo, realizadas na Faculdade de Letras em Novembro de 2014.

Este Encontro incluía um intenso programa social, com visitas e espectáculos, programa este que encantou os participantes espanhóis.

A APOREP congratula-se pelo êxito deste Encontro, que constituiu mais uma excelente oportunidade de partilha de conhecimento e experiências, bem como uma oportunidade privilegiada para dignificar o Protocolo, como, aliás, foi amplamente demonstrado, pela presença dos Reitores de ambas as Universidades na sessão de abertura, manifestando total apoio a esta iniciativa.

#

Deixe uma resposta