
Bem-vindo à página Web da APOREP!
A Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo foi criada, em 2005, com o objetivo de promover o conhecimento, a reflexão e a valorização do Protocolo enquanto disciplina essencial à vida institucional, empresarial, académica, diplomática, social e cultural.
Num tempo marcado pela velocidade imparável da comunicação, pela diversidade dos contextos e pela crescente exposição pública das organizações, o Protocolo continua a deter uma enorme responsabilidade e a cumprir uma função indispensável: ordenar sem excluir, distinguir sem afastar, comunicar com sentido, dignidade e rigor. Mais do que um conjunto de regras formais e ultrapassadas, o Protocolo afigura-se como uma linguagem que expressa respeito e ordem. Enfatiza o sentido dos lugares e dos símbolos, expressando-se silenciosamente através das precedências. Contribui para que cerimónias, eventos, receções, acontecimentos decorram ordenadamente com coerência, consistência, clareza e dignidade institucional.
Ao longo da sua existência, a APOREP tem procurado reunir profissionais, especialistas, académicos, representantes de instituições e empresas, estudantes e todos aqueles que reconhecem no Protocolo uma área de conhecimento exigente, viva e necessária. Através das Jornadas Internacionais de Protocolo (cuja XXI edição acontece em 2026), de encontros, tertúlias, ações de formação, parcerias e iniciativas diversas, a Associação tem contribuído para a divulgação, atualização e dignificação desta área em Portugal.
Assim, esta página Web consiste numa porta de entrada para este universo, um espaço de informação, de partilha, de consulta e de aproximação entre todos os que praticam, ensinam, formam, estudam ou, simplesmente, se interessam por Cerimonial, Protocolo, organização de Eventos e Comunicação Institucional.
A APOREP honra a tradição, porque nela reconhece memória, identidade e sentido. No entanto, está presente e olha para o futuro, porque o Protocolo só permanece relevante quando sabe flexibilizar-se, interpretar o seu tempo, responder a novos desafios e servir melhor as instituições, as organizações e, sobretudo e sempre, as pessoas.
Convidamo-lo, assim, a conhecer a Associação, a acompanhar as nossas iniciativas, a consultar os recursos disponíveis, a participar nas nossas atividades e, se assim o desejar, a juntar-se a uma comunidade empenhada em praticar e valorizar o Protocolo com rigor, responsabilidade e visão estratégica. Porque, afinal, a forma como recebemos, representamos, comunicamos e celebramos continua a constituir a essência do Protocolo.