As VII Jornadas Internacionais de Protocolo incluem, no programa da tarde, uma mesa redonda subordinada ao tema “Os eventos protocolares são uma mais-valia para a imagem das instituições?”, moderada pelo Embaixador Manuel Côrte-Real do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Com a duração de aproximadamente duas horas, esta mesa redonda conta com as intervenções de Joana Wrabetz, Embaixatriz da Áustria, do Comandante Fernando Braz de Oliveira da Marinha Portuguesa, de João Salgado da Câmara Municipal de Cascais, de Eduardo Guedes de Oliveira da GALP Energia,de Paulo Campos Costa da EDP e de Angélica Jorge do Ministério da Administração Interna.

8a36b399f6271f4cde47017744049352Joana Daniel Wrabetz é licenciada em Português/Inglês pela UTAD e Mestre em Direitos Humanos e Democratização e representará as instituições diplomáticas.Tem desenvolvido o seu trabalho na área dos Direitos Humanos como Investigadora para a UNICEF/Sarajevo e UNICEF/Florença. Colaborou com a Representação Portuguesa junto à OSCE em Viena e em Janeiro de 2010 foi nomeada Chefe de Equipa do Observatório do Tráfico de Seres Humanos, do Ministério da Administração Interna desempenhando actualmente essa função. Casada com o Embaixador da Austria em Portugal tem participado em inúmeros projectos, conferências e publicações.

e8ec4bd63913b418ca46b6079a4b4c64Representando a instituição militar, teremos um orador conhecido de quem assistiu a anteriores edições das JIP. Fernando Braz de Oliveira é Comandante da Marinha Portuguesa, licenciado pela Escola Naval. Foi responsável pelas Relações Públicas da Força Naval permanente da NATO, Assessor do Ministro de Estado e da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Porta-voz do Ministro da Defesa Nacional e responsável pelas Relações Públicas e Porta-voz da Marinha.Foi Representante Nacional no Comité de Diplomacia Pública na NATO em Bruxelas até 2011. É docente em diversas instituições nacionais e internacionais, nas áreas de Comunicação de Eventos, Marketing e Comunicação, Gestão de Eventos, Gestão de Crises e ligação aos Órgãos de Comunicação Social, Protocolo Militar e Relações Públicas.

9faba37bbc98352ef19de007b44e4a12Representando as instituições autárquicas temos João Salgado, que desempenha funções como Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, desde 2011. Finalista da Licenciatura de Relações Públicas do Instituto de Novas Profissões. desempenhou múltiplos cargos em contexto autárquico e foi Coordenador-Geral da Comissão de Organização das Conferências do Estoril, “Desafios Globais, respostas Locais”, em 2009 e 2011.

 

99adb36cb5cb9973d0f9e190b9bd7551Para representar o sector empresarial teremos Eduardo Guedes de Oliveira da GALP. Licenciado em Ciências da Comunicação e Cultura com especialização em Comunicação Organizacional pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, possui o ainda o Public Relations Certificate, do Sydney Technicall College, na Austrália. Com uma carreira profissional de mais de 30 anos, nos quadros da Galp Energia, esteve sempre ligado às áreas de Comunicação e Marketing no seio deste grupo, com enfoque nas Relações Públicas, Gestão da Marca e Comunicação Interna da qual foi responsável durante mais de cinco anos. Presentemente integra a estrutura da Direcção de Comunicação e Assuntos Institucionais da Galp Energia, onde coordena a área de Representação Institucional desta Empresa. A organização de eventos institucionais e a componente protocolar da Empresa também são de sua responsabilidade, coordenando uma equipa que gere todas estas vertentes no Grupo Galp Energia.Fez algumas palestras e conferências em Portugal e no estrangeiro sobre temáticas relacionadas com as áreas de Comunicação e Marketing e é Membro dos Órgãos Sociais da APCE para o triénio 2010-2013, como Vogal da Direcção.

7f51ab993478737c61904e17c2242165Finalmente, para representar o sector governamental, teremos alguém que já foi moderadora nas V JIP da APEP, em 2010. Angélica Jorge, licenciada em História, tem exercido cargos de chefia na Administração Pública e é desde 2008 Directora de Serviços de Documentação e Relações Públicas da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna. Paralelamente, tem desenvolvido alguns projectos nas áreas do Protocolo e de Organização de Eventos, nomeadamente coordenando a organização de exposições no âmbito cultural, promovidas pelo Ministério da Administração Interna.

Estamos certos de que será uma mesa redonda que em muito contribuirá para o debate e reflexão sobre a importância do protocolo e dos eventos institucionais para transmitir uma imagem de prestigio e credibilidade nos tempos em que vivemos.

#

Deixe uma resposta