isabelNuma época em que se torna cada vez mais evidente que a organização de eventos necessita de técnicos especializados no domínio do protocolo – instrumento por excelência da comunicação -, muitas são as dúvidas sobre a organização de certas cerimónias: como se elabora um convite, qual a fórmula de tratamento para autoridades, como aplicar a Lei das Precedências, em que lugar se senta o Presidente da empresa, onde e quando se devem hastear bandeiras e por que ordem, etc.

Conscientes do aumento de pessoas interessadas em actualizar, aplicar e aprofundar os conhecimentos no domínio do protocolo e cerimonial no nosso país e, correspondendo a  uma procura crescente de acções de formação sobre estas matérias, foi fundada em 2005 a Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo, cujos objectivos são aqui divulgados.

Através desta página a APOREP -Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo pretende promover o desenvolvimento, integração e competente desempenho dos profissionais que se dedicam à comunicação e organização de eventos públicos ou privados, solenes ou informais, empresariais ou estatais. Pretende ainda consciencializar as instituições e empresas da importância destes profissionais para o êxito de qualquer acontecimento.

Um novo projecto é sempre um desafio. Especialmente criada a pensar em si, esta página está aberta à consulta,à participação e à crítica.

Isabel Amaral
Presidente da APOREP
Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo

#