carlosCarlos Fuente Lafuente, um dos mais prestigiados profissionais mundiais de Protocolo, vai proferir a palestra inaugural das V Jornadas Internacionais de Protocolo, subordinada ao tema “O Protocolo nos Prémios Príncipe de Astúrias”.

É licenciado em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madrid. Foi Director de Protocolo e Relações Institucionais na Presidência do Principado das Astúrias, bem como Chefe de Gabinete do Presidente do Parlamento Regional Asturiano. É responsável pelo protocolo da “Fundación Príncipe de Asturias” desde a sua criação e, em 2005, foi responsável pelo Gabinete de Protocolo dos “Juegos Mediterráneos de Almería”.

Detentor de um notável percurso profissional, lança em 1993 o “Instituto de Estudios de Protocolo” que, anos mais tarde, se tornaria a “Escuela Internacional de Protocolo”, localizada em Madrid. Em 1995 funda a “Revista Internacional de Protocolo” que se viria a tornar uma referência mundial no âmbito do Protocolo e Organização de Eventos. É autor de mais de mil palestras em conferências e 10.000 horas de aulas presenciais, sendo igualmente um grande investigador da matéria protocolar.

Em 2001 foi o impulsionador da “Organización Internacional de Ceremonial y Protocolo (OICP)”, tendo sido o seu primeiro Presidente, e actualmente é Vice-Presidente da “AEP -Asociación Española de Protocolo”.

É autor de inúmeros trabalhos, estudos e artigos bem como de várias obras de entre as quais se destacam “Técnicas de organización de actos. Manual de protocolo actualizado”, “Manual práctico para la organización de eventos. Técnicas de organización de actos II”, “Protocolo Oficial. Las instituciones españolas del Estado y su ceremonial” e  “Boda Real. Todos los aspectos organizativos del enlace de los Príncipes de Asturias”, todas com diversas edições.

É uma grande honra para a APEP acolher novamente nas suas Jornadas tão eminente profissional.

#

Deixe uma resposta