Apesar da crise financeira que afectou a actividade económica no nosso país, a APEP – Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo conseguiu levar a efeito, em 2010, diversas iniciativas para satisfazer o interesse dos seus associados e do público em geral pelas suas actividades.

Entre essas iniciativas, conta-se o I EIP – Encontro Internacional sobre Protocolo, que teve lugar em Coimbra no dia 23 de Março, e reuniu especialistas nacionais e estrangeiros, com destaque para a Chefe de Protocolo de Estado austríaca, Embaixadora Melitta Schubert. Foi uma jornada intensa no centro do País tendo-se conseguido abordar diversas matérias como o cerimonial, o protocolo e a organização de eventos a nível europeu. Destacou-se a intervenção de Javier Carnicer sobre as novas tecnologias na organização da Expo 2008 em Saragoça. Este encontro contou com o patrocínio da Câmara Municipal de Coimbra e com a presença do Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Dr. Carlos Encarnação na sessão de abertura.

No ano em que se comemoram os cinco anos de existência, a APEP procurou apresentar um programa excepcional para a iniciativa que é o ex-libris da Associação: as Jornadas Internacionais de Protocolo. A quinta edição das JIP decorreu em Lisboa, no dia 10 de Novembro, com um alto nível científico e oradores de renome internacional. Esta edição mereceu uma avaliação extremamente positiva por parte de todos os participantes que ao longo de um dia encheram o auditório do Metropolitano de Lisboa, no Alto dos Moinhos.

Por outro lado, a APEP patrocinou o seminário sobre «Protocolo nas Organizações Internacionais», que decorreu em Haia (Holanda) entre 25 e 27 de Fevereiro, organizado pela ICP – International Consultancy Portugal. A APEP patrocinou ainda o I Congreso Nacional de Protocolo en Galicia, organizado pela Escola Galega de Protocolo, em Santiago de Compostela, em Novembro deste ano e que teve também o patrocínio da AEP –Asociación Española de Protocolo e da Junta da Galiza. Os associados da APEP beneficiaram de preços de inscrição especiais em ambas as iniciativas.

Por seu turno, a presidente da APEP participou como oradora em diversos fóruns e encontros internacionais, nomeadamente no X Curso de Comunicação e Protocolo que decorreu na Faculdade de Ciências Sociais e Comunicação da Universidade de Vigo, em Pontevedra, entre 19 e 20 de Maio, e no XI Congresso Internacional de Protocolo que decorreu em Budapeste, entre os dias 18 e 21 de Novembro.

A Presidente da APEP – Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo foi ainda distinguida pela directora da Escuela Internacional de Protocolo de Elche, Concha Alhama, que a convidou para ser a madrinha dos alunos que terminaram os seus estudos naquela Escola espanhola. A cerimónia solene de entrega de diplomas, faixas e medalhas decorreu na Aula Magna da Universidade Miguel Hernandez, no dia 27 de Março com a presença do Presidente do Ayuntamiento de Elche, Alejandro Soler Mur, do presidente da EIP, Carlos Fuente, entre outras autoridades.

A APEP esteve ainda associada ao mais importante momento de reflexão sobre eventos e turismo de negócios que se realizou no nosso país este ano, tendo como tema “Portugal 2020: o que vai determinar eventos, congressos, seminário bem sucedidos, daqui a dez anos”. O VI Gest – Seminário em Gestão de Eventos e Turismo de Negócios decorreu nos dias 22 e 23 de Abril, no Tivoli Marinotel, em Vilamoura, com o objectivo da troca de conhecimentos e do fortalecimento da Indústria dos Eventos, mediante o debate e formação sobre questões inerentes ao Sector.

A APEP tem procurado colaborar com outras instituições nacionais e estrangeiras, com vista à realização dos seus objectivos. Este ano, a APEP assinou um protocolo de colaboração com a APECATE – Associação Portuguesa das Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, a 23 de Abril e com a EGAP- Escola Galega de Administração Pública a 26 de Novembro.

Sendo a APECATE a voz representativa do sector da organização de eventos em Portugal, a Direcção da APEP – Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo considerou que fazia todo o sentido unir esforços e constituir uma parceria que produziu já efeitos no I Encontro Internacional de Protocolo de Coimbra.

O protocolo assinado com a EGAP – Escola Galega de Administração Pública tem por objecto o desenvolvimento conjunto de actividades de vários âmbitos, designadamente o formativo, de investigação e divulgação nas matérias das competências de ambas as instituições, de forma a actuar de modo eficaz e eficiente na utilização de meios humanos e materiais.

Por entender que a APEP apenas se deve associar a entidades que gozem de prestigio e credibilidade, a Direcção da APEP, reunida em 16 de Novembro de 2010, decidiu afastar-se da OICP –Organización Internacional de Cerimonial y Protocolo por se ter verificado que esta organização se afastou dos objectivos fixados no momento da sua criação, não cumprindo as obrigações legais nem apresentando contas nos últimos anos.

Voltaremos ao contacto dos nossos leitores e associados em 2011 para anunciar novas iniciativas e novos acordos de cooperação com as organizações que trilhem os mesmo caminhos da APEP – Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo na busca da profissionalização dos técnicos de protocolo e de organização de eventos, bem como do reconhecimento destas disciplinas a nível do ensino superior.

#

Deixe uma resposta