Isabel Amaral
Presidente da Direção

Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa (ISCSP) é Presidente da Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo desde 2005 e Investigadora do Instituto do Oriente (ISCSP-Universidade de Lisboa), desde 2013.

Como formadora de protocolo, imagem e comunicação intercultural, assegurou a organização e monitoria de diversos cursos e “coachings” em Portugal, Angola, Bélgica, Cabo Verde, Espanha, Namíbia, Países Baixos e República Popular da China.

Como oradora proferiu conferências e palestras em Portugal, Argentina, Bélgica, Brasil, Espanha, Hungria, Itália, Países Baixos, Reino Unido e República Popular da China.

Autora dos livros “Imagem e Sucesso” e “Imagem e Internacionalização” (Editorial Verbo) e co-autora da “Enciclopédia de Relações Internacionais” (D. Quixote) e do “Cerimonial para cerimonialistas” (CNCP- Brasil).

Especialista e consultora em Protocolo, Imagem Corporativa e Comunicação Intercultural.

Colaboradora de diversas publicações nacionais e internacionais.

Recebeu a Medalha de Mérito em Protocolo, concedida pela AEP – Asociación Española de Protocolo, em Madrid, e foi distinguida, em São Paulo, pelo Comitê Nacional de Cerimonial Público do Brasil e, em Pequim, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China.

Margarida Araújo
Vice-Presidente da Direção

Licenciada em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Técnica de Marketing e Publicidade e formadora certificada pelo IEFP. Tem ministrado acções de formação nas áreas de organização de eventos, comunicação e formação pedagógica e formadores em Portugal.
Empresária, fundadora e Directora-geral da ICP – International Consultancy Portugal.

Desde 1995 que dedica a sua carreira à área da formação profissional, tendo organizado e levado a cabo inúmeros eventos, planos de formação e seminários tanto em Portugal como no estrangeiro, nomeadamente em Estrasburgo, Bruxelas, Paris, Londres, Luanda, Luxemburgo, Praga e Madrid.

Angélica Jorge
Vogal da Direcção

Licenciada em Históriacom pós-graduação em Ciências Documentais e em Protocolo, Organização de Eventos e Marketing. Foi responsável pelo Gabinete de Informação e Relações Públicas e chefe das Divisões do Centro de Documentação e da Direção de Serviços de Comunicação e Relações Públicas do  Ministério da Economia.

Atualmente, é diretora dos Serviços de Documentação e Relações Públicas da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.É ainda gestora de projetos na área de arquivo e de relações públicas, e formadora na área de documentação e informação em organismos da Administração Pública.

Isabel Névoa Tavares
Vogal da Direcção

Mestranda em Comunicação Organizacional, licenciada em Assessoria de Administração pelo Instituto Superior de Línguas e Administração (Lisboa), tem uma Pós-graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos e o Curso de Formação Avançada em Revisão e Edição de Texto, da Universidade Católica Portuguesa.

Colaboradora da AEIPU – Associación para el estúdio y la investigation del protocolo universitário (Espanha), é organizadora de congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais, prestando também assessoria a diversos eventos; formadora e palestrante em congressos de protocolo e organização de eventos em Portugal e Espanha; colaborou com a Reitoria da Universidade de Lisboa na área de consultoria e estudo do Protocolo Universitário, organização de cerimónias universitárias, precedências e protocolo de sala. Colabora na revisão de editoriais, discursos e textos de carácter científico e desportivo.

Fernando Braz de Oliveira
Vogal da Direcção

Comandante da Marinha Portuguesa, presentemente na situação de reserva com o posto de Capitão-de-mar-e-guerra.

Licenciado pela Escola Naval em Ciências Militares Navais, e pós doutorado pela Universidade Lusíada, tendo-se especializado em Comunicação Estratégica.

Exerce actividade docente nas áreas de Comunicação de eventos, Comunicação estratégica e gestão de crises, e é palestrante convidado em diversos fóruns nacionais e internacionais também nas áreas de desenvolvimento sustentado da economia do Mar.

Foi assessor militar do Ministro de Estado, da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, porta-voz do Ministério da Defesa Nacional, assessor do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Porta-voz e chefe do serviço de informações e relações Publicas da Marinha, e ainda em Bruxelas no comando da NATO, foi conselheiro militar de Marinha do Embaixador de Portugal junto da NATO, com a responsabilidade de representar Portugal nos Comités de Diplomacia Pública, de Gestão de Crises, de Comando e Controlo, e de Controlo do Orçamento Civil.

É Consultor sénior da empresa Fbo-Sharing.

#