Jose Maria Lopez Navarro 2

As XIII Jornadas Internacionais de Protocolo, no painel sobre “Protocol – soft skills for hard work”, contam com a presença e experiência de José María López-Navarro.

Licenciado em Sociologia, pela Universidade Complutense, especializou-se mais tarde em Sociologia Política.
Dedicou os últimos 24 anos ao serviço da NATO na “Public Diplomacy Division – PDD”, integrando o “International Staff”. Durante este período estabeleceu e promoveu as bases da “NATO´s Communication Strategy” para os Países sob sua responsabilidade – Portugal, Espanha, Itália, Bulgária, Roménia, Finlândia e Suécia – criando laços e desenvolvendo uma rede de contactos adequada. Criou os programas específicos orientados para o posicionamento e conhecimento global sobre a NATO e sobre a sua agenda político-militar.
Participou ativamente na campanha #WEARENATO em diversos países piloto como Portugal Roménia e Bulgária, e fez diversas palestras em conferências dedicadas à promoção da NATO.
Foi ainda responsável ao nível da divisão do PDD, de representar a NATO nos grupos de reflexão sediados em Bruxelas sobre segurança internacional, e nos projetos de comunicação relacionados com temas de Segurança Marítima e Mulheres na Paz e Segurança (Women Peace and Security).
A sua comunicação será um elemento fundamental para se poder entender a envolvente de uma organização como a NATO no âmbito da Diplomacia Publica e Comunicação Estratégica.

#